top of page

Sessão da Câmara termina com ocupação do TPM

Foto: Marcos Rita Sant'Ana / Macaúbas Notícias

Antes do termino da Sessão Ordinária realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Macaúbas na manhã desta terça-feira (08), o Movimento TPM (Todos Por Macaúbas), ocuparam o plenário da câmara, impedindo assim a votação dos pareceres que estavam sendo lido pela secretária da casa e que trazia a reprovação dos projetos popular de sugestão de Lei que estipula os valores dos subsídios de Prefeito, Vice-prefeito, Vereadores e secretários municipais para os anos de 2017 à 2020 e encerrando a Sessão.


A Sessão


Foto: Marcos Rita Sant'Ana / Macaúbas Notícias

Antes do início da Sessão, os integrantes do TPM chegaram ao plenário carregando um caixão preto com as cédulas das caricaturas dos vereadores colado, que segundo o movimento, este protesto simboliza o enterro dos benefícios que poderiam ser usados na área da saúde, educação, infraestrutura e estão sendo gastos com os subsídios do Executivo, Legislativo e secretariado.


Durante a Sessão após a leitura da Ata da Sessão passada e dos Projetos de Lei apresentado foi concedido o espaço da tribuna onde fizeram o uso da palavra o secretário de Meio Ambiente o Sr. José Ilton Lima que falou sobre o incêndio ocorrido na região do Catolés e o trabalho da secretaria, Ângela Carvalho em nome do Movimento Viva Mulher e Robério Anjos em nome da Associação de Capoeira César de Macaúbas, ambos falaram sobre os subsídios, veja vídeos abaixo.


Também durante a Sessão, pareceres e Projetos de Lei foram votados e aprovados em primeira votação, são eles:


- Projeto de Lei do Legislativo N° 047/2016 de 20 de julho de 2016 que denomina colégio de 1° grau no Distrito de Canatiba e dá outras providencias.


- Projeto de Lei do Legislativo N° 049/2016 de 09 de setembro de 2016 que declara de utilidade pública a Associação Comunitária e Beneficente dos Trabalhadores Rurais de Estrelinha, Nova Macaúbas e Calçadinho e dá outras providencias.


- Projeto de Lei do Legislativo N° 050/2016 de 09 de setembro de 2016 que denomina Rua do povoado de Santa Terezinha e dá outras providencias.


- Projeto de Lei Municipal N° 077/2016 de 04 de julho de 2016 que estrutura e organiza a Procuradoria Jurídica do Município de Macaúbas e dá outras providencias.


- Projeto de Lei Complementar N° 078/2016 de 04 de julho de 2016 que dispõe sobre regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Município de Macaúbas, das autarquias e fundações municipais.


Projetos de Lei votados e aprovados em 1° votação



A Ocupação


A ocupação se deu no momento em que a secretária da Câmara Roberta Barros, fazia a leitura dos pareceres sobre o Projeto de Sugestão Popular de Lei apresentado pelo TPM.


Os integrantes do Movimento não concordaram com o relatório do Parecer da Comissão de Justiça e Finanças e adentraram o plenário interrompendo assim a Sessão e impedindo que os pareceres fossem votados. Policiais militares que acompanhavam a Sessão interviram para evitar que os ânimos se acirrassem, mas tudo ocorreu de forma pacifica e os integrantes reivindicaram o direito de ocuparem o plenário e argumentaram que ali trata-se da casa do povo.

Vídeo do momento da ocupação da Câmara



Pós Ocupação


Após a ocupação os integrantes do TPM continuam no auditório e plenário da Câmara, algumas pessoas dando depoimentos, e debatendo sobre os temas que envolvem o movimento, outras atividades também estão sendo realizadas como uma aula pública sobre política e exercício da cidadania, apresentação musical, sarau de poesia e agora cinema.


Até o momento não se sabe até quando os integrantes do Movimento Todos Por Macaúbas permanecerão na Câmara.


Aula pública sobre politica e cidadania com Dr. Ramon Mendes


O Macaúbas Noticias conversou com Dr Ramon Mendes advogado do Movimento sobre a ocupação, Veja o vídeo exclusivo.


Dr. Ramon Mendes, exclusivo para o Macaúbas Notícias fala sobre a ocupação

Veja abaixo os vídeos e fotos da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (08).

Ângela Carvalho pelo Viva Mulher fez uso da palavra na tribuna

Robério Anjos pela Associação de Capoeira César de Macaúbas na tribuna da Câmara

Fotos e Vídeos: Marcos Rita Sant'Ana / Macaúbas Notícias

Posts Em Destaque
Categorias
Curta
  • Facebook Basic Square
Arquivo
bottom of page