top of page

Ex-cientista da NASA afirma: Terra avança em direção a período interglacial


Imagem: Marafona/Shutterstock.com

James Hansen, ex-NASA, alerta que as últimas medições de temperatura registradas na Terra indicam que o planeta está em perigo e avança em direção a um cenário similar ao de um período interglacial.


Hansen (ex-climatologista da NASA) e sua equipe afirmam que o último mês de setembro registrou a mais alta temperatura dessa época do ano em toda a história, 0,84ºC acima da média.


Os cientistas explicam que, além disso, as temperaturas do primeiro semestre do ano ultrapassam todos os registros existentes, e são 1,3ºC mais altas que o registrado no final do século passado.


A emissão descontrolada de gases na atmosfera está causando um efeito estufa. Calcula-se que, nos últimos 45 anos, o aumento da temperatura subiu 0,18ºC por década e o número continua a crescer de maneira vertiginosa.


De acordo com essa análise, a Terra caminha inevitavelmente para um período climatológico semelhante ao último interglacial.


Nessa época, as flutuações climatológicas eram de tamanha amplitude que havia muito menos gelo na superfície terrestre e o nível do mar estava até seis metros mais elevado que o da atualidade.


O estudo finaliza com uma discussão dos autores em que afirmam que "o mundo já superou as metas de temperatura e gases de efeito estufa necessárias para manter um ambiente seguro no longo prazo para a humanidade e para assegurar o bem-estar dos jovens e das gerações futuras. Se pretendemos evitar que o nível do mar suba em vários metros e determine a perda de funcionalidade da maioria das cidades costeiras (...) isso exige uma redução absoluta dos gases que provocam o efeito estufa e o aumento da temperatura global."


Fonte: History Channel

Posts Em Destaque
Categorias
Curta
  • Facebook Basic Square
Arquivo
bottom of page