top of page

Forte terremoto atinge a Nova Zelândia e gera alerta de tsunami


Terremoto atinge Nova Zelândia (Foto: Editoria de Arte/G1)



Um forte terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Nova Zelândia neste domingo (13), segundo o USGS (Serviço Geológico dos EUA).


A Defesa Civil neozelandesa emitiu, pelo Twitter, um alerta de tsunami (formação de ondas gigantes com potencial destrutivo) para toda a costa leste do país, incluindo a capital Wellington, a cidade de Christchurch e as ilhas de Chatham.


O órgão afirmou que um primeiro tsunami de 2 metros foi gerado e chegou à costa leste da Ilha do Sul. A orientação é que moradores das principais áreas afetadas se movam para longe das praias e regiões mais altas. A atividade das ondas poderá durar várias horas, segundo a Defesa Civil.

Foto: Ross Setford / SNPA Via AP

Moradores relatam danos

O terremoto ocorreu às 23h02 do horário local (9h02 no horário brasileiro de verão). O tremor ocorreu a uma profundidade de 10 km e próximo à cidade de Amberley e foi seguido de diversos abalos secundários de menor intensidade, o maior deles de magnitude 6,2.


O USGS divulgou inicialmente a magnitude de 7,4 para o tremor, elevando em seguida a estimativa para 7,8.


Moradores relatam que casas desabaram na cidade de Cheviot, onde o tremor foi sentido com força. Uma ponte ferroviária próximo ao Wellington Stadium caiu, segundo uma jornalista neozelandesa. O local não é uma área pública.


O primeiro-ministro do país, John Key, disse que a Defesa Civil está monitorando os impactos do tremor.



Christchurch

O aeroporto de Christchurch, a 90 km do epicentro do terremoto, está parado, segundo relatos de moradores. A cidade é a maior da Ilha do Sul e foi palco de um tremor de magnitude 6,3 que causou 185 mortes em fevereiro de 2011.



Tremores constantes

A Nova Zelândia está situada na falha entre as placas tectônicas do Pacífico e Oceania e registra cerca de 14 mil terremotos a cada ano, dos quais entre 100 e 150 têm a suficiente potência para ser percebidos.

Fonte: G1

Posts Em Destaque
Categorias
Curta
  • Facebook Basic Square
Arquivo
bottom of page