19 de novembro: Dia da Bandeira por Major Irlando


Por Irlando Oliveira


No Brasil, o dia 19 de novembro destina-se à comemoração do Dia da Bandeira, considerando o fato de ter sido esta a data, no ano de 1889, que a nossa bandeira foi adotada. Hoje, também, é o dia próprio para avaliarmos como esse nosso país tem andado em sentido contrário ao lema político positivista do filósofo francês Augusto Comte, insculpido em nossa flâmula, através do dístico "Ordem e Progresso".


Passaram-se 127 anos desde a adoção da nossa insígnia e, apesar de todo o avanço da ciência e da tecnologia - aqui no Brasil e no mundo -, podemos inferir que a atual conjuntura não representa aquele anelo positivista, já que a ordem cedeu lugar à anarquia e à anomia, e o progresso ficou num estado de estagnação, culminando numa crise política e econômica sem precedentes. Aqueles que ocupam os locais de proeminência no cenário político carecem de exemplos dignificadores e basilares para alavancar qualquer tentativa de sentimento de ordem e de justiça. Em razão disso, o país perde credibilidade no cenário internacional, dificultando, por demais, os avanços para que consigamos o tão almejado Progresso.


Como tudo está fadado ao progresso - tanto dos mundos, quanto das pessoas -, os sinais de mudança são visíveis, a exemplo das Operações Lava Jato, Chequinho, dentre outras, através das quais houve a prisão de parlamentares, ex-Chefes do Executivo de Estado, e demais "autoridades", dando-nos o entendimento de que aquilo que antes era impossível, agora é possível!


Como toda mudança no campo social demanda tempo - porque envolve hábitos e costumes -, deixemos o imediatismo de lado, já que muitas acontecerão e não as veremos; quiçá nossos descendentes! Mas é importante que aconteçam como forma de concorrer para que o referido dístico "Ordem e Progresso" possa valer, contribuindo para que tenhamos um Brasil Ordeiro e Progressista, de modo a termos orgulho do país em que vivemos e que tenhamos motivos, à saciedade, para comemorarmos o Dia da Bandeira!




* Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Major do QOPM, atual Comandante da 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora

1/3
Posts Em Destaque
Categorias
Curta
  • Facebook Basic Square
Arquivo
UMA EMPRESA
DA VIRTUAL TREND
  © 2016 Virtual Trend Comunicação - Todos os Direitos Reservados