© 2016 Virtual Trend Comunicação - Todos os Direitos Reservados  

Militares do Nordeste começam a embarcar para o Haiti

30/11/2016

 (Foto: Divulgação/Ministério da Defesa)

 

Militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica começaram a embarcar nesta terça-feira (29) para Porto Príncipe, capital do Haiti, onde irão compor o 25º Contingente Brasileiro da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH). 

 

O embarque, de cerca de 240 militares, ocorreu após cerimônia na Base Aérea de Recife que contou com a presença do ministro da Defesa, Raul Jungmann, além de outras autoridades e dos familiares e amigos dos militares.

 

Até a primeira quinzena de dezembro, aproximadamente 1 mil militares serão enviados para o país. “Os senhores completarão contingente de 35 mil militares das Forças Armadas deslocadas para o Haiti desde 2004. Este é o quinto contingente de militares do Nordeste”, disse o ministro da Defesa.

 

Jungmann lembrou a importância dos militares brasileiros nas missões de paz da ONU. Segundo ele, o Brasil esta presente cerca de 30 missões das Nações Unidas, com efetivo de 1,3 mil militares. Mas, segundo o ministro, a partir das eleições gerais naquele país é possível que as tropas saiam em definitivo do Haiti.

 

Em discurso, o ministro lembrou de tragédias que marcaram aquele país, como o terremoto que destruiu cidades e deixou milhares de mortos, em 2010, e o mais recente, o furacão Mathew.

 

Contingente

 

O Comando da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediado no Recife, foi o responsável pela formação e preparo dos militares do 25º contingente que será comandado pelo coronel Roberth Eickhoff.

 

Serão realizados, ao todo, quatro embarques, com previsão de que até o dia 10 de dezembro, todos os militares já tenham embarcado para o país caribenho.

 

A tropa nordestina substituirá o 24º Contingente, composto por integrantes do Comando Militar do Planalto (CMP), sediado em Brasília (DF). Os militares deverão permanecer no Haiti por um período de seis meses. Esse é o quinto contingente com origem na Região Nordeste. O anterior, 14º Contingente, desempenhou um importante papel na busca de um ambiente seguro no Haiti, no período de janeiro a agosto de 2011.

 

Participação

 

Coordenada pelo Ministério da Defesa, a participação do Brasil na MINUSTAH é uma ação conjunta e envolve a Marinha, o Exército e a Aeronáutica. O treinamento dos militares para integrar o contingente começa com um ano de antecedência e é realizado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), no Rio de Janeiro. O planejamento do rodízio se inicia seis meses antes do embarque.

 

O primeiro voo que trará do Haiti para o Brasil os integrantes do 24º Contingente, com 968 militares, deverá chegar a Recife no dia 30 deste mês.

 

 

Fonte: Ministério da Defesa

Compartilhar Facebook
Compartilhar Twitter
Please reload

Publicidade

1/3
Posts Em Destaque

De Macaúbas para o Brasil, viajar agora ficou mais fácil

March 5, 2020

1/10
Please reload

Categorias
Curta
  • Facebook Basic Square
Arquivo
Please reload