top of page

Brasil firma acordo com a França para pesquisas sobre fármacos e fusão nuclear


(Foto: Divulgação / CNPq)

O presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Renato Cotta, assinou nesta quarta-feira (30), em Brasília, um acordo de cooperação com o Centro Nacional da Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês), que prevê a colaboração em pesquisas na área de fármacos e física pelos próximos quatro anos.


O convênio foi assinado durante o "Seminário Cooperações Científicas Franco-Brasileiras em Perspectivas — Estruturas Conjuntas de Pesquisas Internacional", realizado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que marca a celebração dos 40 anos de parceria entre o CNPq e o CNRS.


"O CNRS é a maior instituição de pesquisa da França com cerca de 30 mil pesquisadores cobrindo diversas áreas do conhecimento. Nós buscamos essa aproximação que vai nos permitir colaborar em áreas fundamentais, como física de partículas e fusão nuclear, mas também em áreas bastante aplicadas como produção de radioisótopos e aplicação de radio fármacos para saúde humana", explicou Cotta.


Para o presidente do CNPq, Mario Neto Borges, o acordo contribui para a "internacionalização" da ciência, que considera um "pilar fundamental para o avanço da ciência brasileira". "Não na quantidade, mas na qualidade da ciência produzida. Nesse sentido, o CNPq tem desenvolvido um papel fundamental nessa parceria com a França e agora estamos revitalizando as parcerias com agências francesas para trazer maiores oportunidades para os nossos pesquisadores", disse.


O diretor do CNRS no Brasil, Olivier Fudym, ressaltou que a cooperação franco-brasileira tem propiciado bons resultados nesses últimos anos, entre eles, a conquista da Medalha Fields, considerada o Prêmio Nobel Matemática, recebida pelo pesquisador Artur Avila, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), em 2014. Com 35 anos de idade, Artur foi o primeiro brasileiro a vencer a Medalha Fields. "Essa vitória foi fruto da cooperação franco-brasileira em matemática", disse.



Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)

Posts Em Destaque
Categorias
Curta
  • Facebook Basic Square
Arquivo
bottom of page