top of page

Projeto vai apresentar tecnologia de baixo carbono a setores econômicos


(Foto: Divulgação/EBC)

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações apresentou, nessa terça-feira (6), no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus, uma série de tecnologias de baixo carbono, que fazem parte do projeto Opções de Mitigação para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em setores-chave da economia brasileira.


De acordo com o coordenador-geral do Clima do MCTIC, Márcio Rojas, o projeto estuda uma série de tecnologias de baixo carbono que ainda estão em fase de inovação e gera cenários de emissões para até 2050.


"É uma espécie de cardápio que o MCTIC, juntamente com outros ministérios, oferece para o governo federal como subsídio para as decisões a serem tomadas com base em dados científicos disponíveis", afirmou.


Ainda segundo Rojas, o objetivo é auxiliar a tomada de decisão do governo e setores envolvidos sobre ações que potencialmente reduzam emissões de gases de efeito estufa em setores como indústria, energia, transporte, edificações, agricultura, florestas e outros usos da terra, gestão de resíduos e alternativas intersetoriais.


Estados


A iniciativa também busca apresentar propostas estaduais de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e abordar as opções de mitigação disponíveis em uma perspectiva setorial, com enfoque nos potenciais e custos de implementação, assim como instrumentos de política pública capazes de viabilizar a transição para uma economia de baixo carbono.


No Acordo de Paris, explicou Rojas, os países estipulam seus compromissos e se comprometem voluntariamente a cumprir com a meta. Para entrar em vigor, o Acordo teria que ser ratificado pelos 55 países que deveriam responder por 55% das emissões de gases de feito estufa no globo terrestre.


"No quesito das emissões sabíamos que esse compromisso seria um pouco mais delicado de ser alcançado de forma ágil", avaliou Rojas. "Foi com surpresa que vimos grandes potências, como os Estados Unidos, China e Índia e o próprio Brasil ratificarem o Acordo".


Segundo Rojas, para contribuir com o compromisso assumido pelo Brasil na redução das emissões, além do projeto Opções de Mitigação, o MCTIC tem o Sistema de Registro Nacional de Emissões (Sirene), que possibilita o entendimento sobre o perfil e tendências de emissões do Brasil.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Inpa

Posts Em Destaque
Categorias
Curta
  • Facebook Basic Square
Arquivo
bottom of page