SAAE-Macaúbas emite nota sobre problema de água com Ibipitanga e Associação


(Foto: Reprodução)

O SAAE – Macaúbas em resposta a uma publicação que circula no Facebook (Veja no final da matéria) onde entre outras coisas fala que o SAAE processou a município de Ibipitanga e uma Associação comunitária publicou uma nota em sua página oficial no Facebook, confira a nota na integra abaixo.


“NOTA INFORMATIVA DE UTILIDADE PÚBLICA


O SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Macaúbas – Estado da Bahia, vem através do presente no sentido de esclarecer a toda população macaubense e a quem possa interessar, no que se refere aos questionamentos levantados quanto ao fato de que o Município de Ibipitanga e a Associação de Várzea do Meio, estariam sendo processados pelo SAAE para impedir daqueles utilizarem a água da Barragem dos Cristais.


Esta Autarquia Municipal, que já fornece água a população de Macaúbas há aproximadamente quarenta anos, tem conhecimento da realidade da nossa região, no que diz respeito a oferta desse bem tão precioso que é água. Sabemos também, que há muita coisa a ser melhorada na prestação de serviço público de distribuição água, principalmente no fornecimento as localidades rurais, que sofrem com escassez de chuva em nossa região, por isso lutamos pela preservação do bem, que é direito de toda a população.


No ano de 1997 a Associação Comunitária de Santa Terezinha firmou parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, para a construção da Barragem na localidade de Santa Terezinha, com a finalidade do fornecimento de água à comunidade mencionada e os povoados circunvizinhos do Município de Macaúbas.


Certo é que, desde dos anos 2000 que, o SAAE fornece água a Comunidade de Santa Terezinha, onde usufruía da água captada através de poço tubular, ocorre que, com o aumento da demanda no fornecimento de água, bem como pela baixa qualidade da água captada, o Município de Macaúbas apresentou o Projeto de Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água do Povoado de Santa Terezinha, documento em anexo, à CERB – Companhia de Engenharia Rural da Bahia, vinculado ao Governo do Estado, com a finalidade de construção de uma Estação de Tratamento para a água ser captada na Barragem de Santa Terezinha.


O referido projeto foi aprovado, sendo entregue pelo Governo do Estado da Bahia, a Estação de Tratamento ao Município de Macaúbas, e desde de 2006 a água é captada diretamente na barragem.


Cumpre ainda salientar, que desde da data acima referendada, o SAAE é o responsável por realizar as manutenções necessárias na Barragem e por investir em melhorias no local.


Em meados de novembro de 2016, através de terceiros, chegou ao conhecimento da Direção do SAAE de que, estariam sendo preparadas tubulação pelo Município de Ibipitanga, juntamente com a Associação da Várzea do Meio, para captarem água também da Barragem de Santa Terezinha.


Vale salientar que a água captada na atualidade da barragem dos Cristais, contempla as comunidades de Santa Terezinha, Roça Velha e Jurema, e, que brevemente irá suprir as demandas das comunidades de Santa Apolônia e Nova Esperança, cujas obras para sua conclusão, deverão reiniciar ainda no 1º trimestre de 2017.


A inclusão de novas demandas a serem supridas pelo manancial em pauta, irá trazer graves conseqüências aos atuais e imediatos beneficiários, em fase da capacidade limitante do referido manancial


Ademais, tanto o Município de Ibipitanga e Associação da Várzea do Meio, não buscaram o diálogo com o SAAE, tampouco, o conhecimento técnico necessário para conhecer a realidade da Barragem dos Cristais e iniciou a obra visando captar água da referida.


Como falado, temos o conhecimento das dificuldades encontradas pelo povo da nossa região e, justamente por isso não podemos permitir que seja colocado em risco o abastecimento que já vem sendo feito há mais de 15 anos naquela região.


Diante de tais fatos, o SAAE não poderia permanecer inerte, assim como, não luta por direito próprio, mas, sim do povo macaubense, especificamente, da região de Santa Terezinha e adjacências.


Certo de contar com a compreensão de todos quanto a importância desta medida, o SAAE agradece a toda população de Macaúbas.

Macaúbas, 20 de janeiro de 2017.


Delcione Oliveira Figueiredo Diretor do SAAE”


Confira a publicação que circula no Facebook


“O direito á água


O município de Ibipitanga e a associação de Várzea do Meio estão sendo processados por querer usufruir da água da barragem dos Cristais.

Ao saber que o município de Ibipitanga junto com a associação de Várzea do Meio está com projeto de abastecer as famílias de algumas localidades próximas ao rio, o SAAE entrou na justiça com um pedido de reintegração de posse, exigindo o barramento do projeto que beneficiará várias famílias que atualmente depende apenas de água da chuva e de aguadas.

Veja a seguir o desabafo do presidente da associação em sua pagina do facebook.

“Estou triste com o que estou vivenciando em pleno 2017 em meio a tanta formação e informação. AS comunidades de Capivara, Várzea do Meio, Espora e Licuri estão sendo questionadas quando buscam ter aceso a água do Rio na Localidade de Capivara mais precisamente como dizia os nossos pais na fonte de Tio Cassimiro, por causa da Barragem construída pala CAR e que até o momento esta sendo retirada a água só pela comunidade de Santa Teresinha (Cristais) desde a construção como si não bastasse tanto tempo sem usufruir desse bem indispensável à vida, agora que conseguimos com a ajuda das autoridades politicas estamos sendo impedidos de ter aceso a água, os que querem impedir alegam que ao retiramos desta agua iremos secar a barragem e deixar ele sem agua eles não se contentam com tanto tempo usufruindo sozinhos de um bem que é de todos e que não pertence a ninguém. O termo tristeza seria pouco diante de tal atitude!”


Ao questionar com o presidente da associação de Cristais sobre o caso, o mesmo informou que a água é de todos, e que desde que tenha um projeto bem feito com outorga de agua, não ver o porque de impedir este beneficio.

O SAAE responde que entrou com a ação questionando “Nosso direito da água”.

Temos uma barragem feito pela CAR através da Associação dos Trabalhadores Rurais de Cristais, e explorada pelo SAAE no abastecimento de Cristais, Barreirinho, Jurema I e Jurema II e Roça Velha. Esta água é represada por km acima e o que muito se ver é as margens sem preservação, sem os devidos cuidados com as árvores nativas no leito do rio.

Gostaríamos de sua opinião sobre o assunto”.


1/3
Posts Em Destaque
Categorias
Curta
  • Facebook Basic Square
Arquivo
UMA EMPRESA
DA VIRTUAL TREND
  © 2016 Virtual Trend Comunicação - Todos os Direitos Reservados