top of page

A Saúde de Macaúbas está bem pior do que se imaginava


Aconteceu na manhã desta quinta-feira (20) na Câmara Municipal de Vereadores de Macaúbas, uma reunião do Conselho Municipal de Saúde.


Reunião esta, que seja quem for quem comanda a pasta da saúde, a secretária nomeada ou a assessora, ambas não compareceram e nem enviaram nenhum representante, mostrando a falta de respeito com o Conselho e a população e o descaso como tratam os assuntos relacionados a saúde.


Situações gravíssimas relacionadas a gestão da saúde em Macaúbas foram expostas pelos conselheiros.


Macaúbas chegou ao cumulo do absurdo de ter que pedir materiais básicos emprestados da cidade vizinha de Boquira, e de clínicas particulares, contudo os recursos destinados a Saúde estão entrando na conta da prefeitura, só do FUS (Fundo Único de Saúde) foram quase R$1,5 milhão.


No Hospital de Macaúbas está faltando tudo, medicamentos na farmácia, insumos, o carrinho com medicamentos de emergências, uniformes para os funcionários, até a caixa de descarte de materiais perfuro-cortantes não tem, e está sendo utilizadas caixas improvisadas inapropriadas.


A reforma do hospital foi bastante debatida, e a conclusão é que o serviço que está sendo feito é de péssima qualidade, materiais de baixa qualidade foram usados, janelas, portas, pias, colchões que deveriam ser impermeáveis, não são, enfim o estado do hospital é lastimável.


Após conclusão da reforma, o perigo de um acidente devido a péssima qualidade dos materiais utilizados é real e o risco da vigilância sanitária estadual fechar o hospital é grande.


O correto a fazer seria desmanchar tudo que foi feito e refazer, utilizando os materiais adequados, os vereadores presentes, contudo alegaram que foram vistoriar o hospital e para exigir que as obras sejam refeitas é somente por via judicial, e com isso corre o risco pela morosidade da justiça, do hospital ficar anos fechados. Aí fica a questão, deixar finalizar a obra e ficar assim mesmo com a péssima qualidade correndo risco de um acidente fatal ou entrar na justiça e correr o risco do hospital ficar fechado por anos.


Como justificativa de tudo que está faltando, foi informado ao Conselho, que tudo é por culpa do setor de licitação, para variar, a licitação é a grande vilã dessa gestão, nada é licitado e por isso nada pode ser comprado e nada funciona como deveria.


Dando seguimento, foi informado que o município comprou 07 carros para uso da Atenção Básica e que existem unidades que não estão funcionando por falta da equipe médica, os médicos estão contratados, os médicos mais caros da Bahia e as equipes não estão trabalhando, tem os carros, tem os médicos, e porque então algumas unidades não estão funcionando?


O hospital dispõe de vários médicos cirurgiões e o Centro Cirúrgico sem funcionar, tendo apenas uma sala disponível para realizar alguns procedimentos, e a culpa não é dos médicos, eles estão disponíveis, porém não estão tendo como trabalhar e com isso o dinheiro dos impostos sendo desperdiçados.


A questão da Saúde Bucal, os recursos estão vindo todos os meses, existe uma equipe cadastrada no Ministério da Saúde senão não viria o recurso, e os serviços não estão sendo prestados.


O próprio Conselho está sendo vítima do descaso da gestão com a Saúde, os recursos destinados ao Conselho não estão sendo repassados, a lei não está sendo cumprida, o Conselho está sem sede própria, sem veículos, até papel e impressora para imprimir os relatórios não estão sendo disponibilizados, até informações da escala médica, e enfermagem foi negada, informações esta que tem que ser disponibilizadas para qualquer cidadão.


É preciso apurar também o que está acontecendo com o Ministério Público em Macaúbas, que aparentemente todas as denúncias que são feitas parecem não ter prosseguimento.


Posts Em Destaque
Categorias
Curta
  • Facebook Basic Square
Arquivo
bottom of page