top of page

Carambola é natural e faz mal a sua saúde


(Foto: Reprodução)

A carambola (Averrhoa carambola) é um fruto muito apreciado e conhecido no Brasil, também conhecido mundialmente como "star fruit", é muito rico em oxalato.


A fruta estrela foi cuidadosamente estudada depois que vários pacientes desenvolveram insuficiência renal aguda após ingesta de expressiva quantidade de suco.


Há registros de complicações do sistema nervoso em pacientes dialíticos, nas quais os mesmos apresentaram soluços incoercíveis, convulsões e até óbito.

Estudos recentes provam que a carambola é neurotóxica e nefrotóxica, dependendo da quantidade de suco ingerida, inclusive em pessoas normais.


Pacientes em hemodiálise são mais susceptíveis, tendo em vista à presença de uma toxina chamada caramboxina e à grande quantidade de oxalato presente no fruto.


A caramboxina neutraliza receptores do sistema gabaérgico, mediado pelo ácido gama-aminobutírico (GABA) responsável por circuitos inibitórios no sistema nervoso, levando a um estado excitatório intenso, com confusão mental, convulsões e até morte.

Diante do exposto, o consumo de carambola deve ser proibido aos portadores de nefropatias, estando ou não em hemodiálise. Pessoas normais também devem evitar o consumo frequente da fruta, natural ou na forma de suco. Por: Dr. Ledílson Miranda Centro Médico Ibipitanga

Referência: J Bras Nefrol 2015;37(2):241-247. Eduarda Savino Moreira de Oliveira Aline Silva de Aguiar Universidade Federal de Juiz de Fora.

Posts Em Destaque
Categorias
Curta
  • Facebook Basic Square
Arquivo
bottom of page