top of page

Ministério da Saúde suspende recursos do programa Melhor em Casa


O Ministério da Saúde Através da portaria 890 de 31 de março de 2017, suspendeu temporariamente os repasses para estados e municípios dos recursos destinado ao programa Melhor em Casa, devido ao descumprimento da Portaria nº 825/GM/MS, de 25 de abril de 2016.

Em Macaúbas o programa foi implantado pelo ex Secretário de Saúde Abílio Marcone, ainda na gestão de José João Pereira (Zezinho), no final do ano passado, com um repasse estipulado em R$56.000,00 mensais.


Não há divulgação dos dados de quantos pacientes foram atendidos pelo programa em Macaúbas.


O Programa Melhor em Casa


O programa Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento.


A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.


Conforme a necessidade do paciente, esse cuidado em casa pode ser realizado por diferentes equipes. Quando o paciente precisa ser visitado de maneira mais espaçada, por exemplo, uma vez por mês, e já está mais estável, este cuidado pode ser realizado pela equipe de Saúde da Família/Atenção Básica de sua referência.


Já nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou mais, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas de Atenção Domiciliar, como as que fazem parte do Programa Melhor em Casa.


O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social. Outros profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e farmacêutico) poderão compor as equipes de apoio.


Posts Em Destaque
Categorias
Curta
  • Facebook Basic Square
Arquivo
bottom of page