top of page

Macaúbas: E o descaso com a saúde continua, micro-ônibus da hemodiálise quebra novamente


(Foto: Junior Castro)

Nada é tão ruim que não possa piorar, esse antigo ditado cai como uma luva na saúde de Macaúbas, o que já era ruim conseguiu ficar pior, e o descaso reina absoluto em Macaúbas.


Hoje (23), mais uma vez o transporte que leva os pacientes para fazer hemodiálise em Brumado quebrou na estrada, em Caraíbas próximo a Paramirim, a poucos dias a soltura dos parafusos de uma das rodas de um outro micro-ônibus quase resultou em um acidente, transportando esses mesmos pacientes, que já sofrem com sua enfermidade e com o tratamento.


O mínimo para amenizar esse sofrimento que a prefeitura poderia fazer era disponibilizar um transporte confortável.


Porém no final do ano passado, ainda na gestão anterior, a prefeitura adquiriu uma van 0KM, para essa finalidade de transportar pacientes que necessitam de tratamento fora do município, contudo essa van sofreu um acidente no início desse ano, e até hoje essa van não voltou a fazer o transporte, afinal, ONDE ESTÁ ESSA VAN? Será que com os R$12.251.016,42 que já entrou somente no Fundo Municipal de Saúde neste ano conforme o Portal da Transparência, não deu para consertar a van?

(Van adquirida no final do ano passado com recursos oriundos de um leilão de sucatas / Foto: Arquivo)


Ainda na gestão passada foi adquirido um aparelho de Raio-X de última geração para ser instalado no hospital e até hoje ainda não foi, e durante um ano quem necessita de um raio-x tem que pagar em clinicas particulares.

(Equipamento de Raio-X encaixotado)


Na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Macaúbas desta última terça-feira (22), o vereador Marciel Costa disse que ele está recebendo denuncias gravissimas, que gestantes em trabalho de parto vindo da zona rural, estão chegando no Hospital Municipal de Macaúbas Antenor Alves, e lá eles ficam esperando para ver se o parto é normal, quando detectam que o parto tem que ser cesariano, mandam as gestantes para Paramirim sem o encaminhamento necessário e o hospital de Paramirim não recebe pacientes de fora sem esse encaminhamento e também não realiza parto cesária, tendo a gestante que voltar pra Macaúbas, e somente após todo esse constrangimento e sofrimento e exposição ao risco de morte da mãe e do bebê, que realizam o parto. O cumulo do absurdo, da falta de respeito com a população, beirando a desumanidade.


As ambulâncias do SAMU, estão quebradas, passaram o ano mais paradas em alguma oficina, do que servindo a população, quebravam ficavam 03 meses para arrumar, voltavam ficava uma semana e quebrava novamente e mais 03 meses para arrumar e assim se passou o ano.


O governador Rui Costa, anunciou que irá inaugurar a UPA de Macaúbas novamente, sendo que esta foi inaugurada em 12/12/2012 e até hoje não atendeu ninguém, mas com toda essa calamidade na saúde do município, onde nem quem de fato é a secretária de saúde a população sabe quem é, em que condições irá funcionar essa UPA tipo II, que terá que atender Macaúbas e todos os municípios vizinhos?



Posts Em Destaque
Categorias
Curta
  • Facebook Basic Square
Arquivo
bottom of page