top of page

Município baiano passa a contar com sistema de esgoto


(Foto: Divulgação / Codevasf)


Conforme matéria publicada no site do Governo Federal, o Portal Brasil (ver matéria na íntegra abaixo), a pequena cidade de Mirangaba no norte baiano passará a contar com sistema de coleta e tratamento de esgoto.


Tema esse que vem sendo amplamente discutido nas Sessões da Câmara de Macaúbas e cobrado pela população, porém a pergunta que fica é; como Mirangaba com apenas 14 mil habitantes conseguiu a realização desta obra? seria os municípios do Vale do Paramirim esquecido por Deus ou é só a falta de políticos competentes para resolver os problemas?

As obras do sistema de esgotamento sanitário do município de Mirangaba (BA) foram concluídas e o empreendimento passa, agora por fase de testes e pré-operação. Após essa etapa, a operação do sistema vai ser repassada à prefeitura.


Veja matéria publicada pelo Portal Brasil


O investimento de R$ 7,2 milhões, executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), beneficia os cerca de cinco mil moradores do município, que passa a contar com coleta e tratamento adequado de esgoto.


As obras fazem parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco, na qual o investimento autorizado é de R$ 497 milhões apenas na Bahia.


“A conclusão dessa obra é prova da preocupação e empenho da Codevasf e do governo federal com a revitalização e desenvolvimento sustentável do São Francisco”, destaca o diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Inaldo Guerra.


De acordo com o analista da Codevasf Hélder Arraes, a transferência da operação do ocorre ainda no primeiro semestre deste ano.

Tratamento de esgoto


O município de Mirangaba faz parte do semiárido baiano e está inserido no polígono da seca, a 365 km da capital, Salvador.


Sistema


O sistema do município é composto por 16,8 mil metros de rede coletora convencional e 2,3 mil metros de coletor tronco, ramais prediais, ligações intradomiciliares, uma estação elevatória de esgoto, um emissário de recalque e um emissário final.


A estação de tratamento de esgoto (ETE) é composta de tratamento preliminar, duas lagoas facultativas em paralelo, seguida por duas lagoas de maturação também em paralelo.


O superintendente da Codevasf em Juazeiro (BA), Misael Aguilar Neto, destaca a importância dos sistemas de tratamento de esgoto construídos em municípios que estão no Vale do Rio São Francisco.


“Para cada real aplicado em saneamento básico, o município pode economizar até quatro reais no sistema de saúde pública, porque a população adoece menos e o município economiza no setor de assistência à saúde”, aponta.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Codevasf

Posts Em Destaque
Categorias
Curta
  • Facebook Basic Square
Arquivo
bottom of page