top of page

Vale do Paramirim: 1823 dias depois de inaugurada, enfim a UPA será aberta


(Foto: Divulgação / Macaúbas Notícias)

Inaugurada em 12 de dezembro de 2012, A UPA de Macaúbas após 1823 dias, faltando apenas 03 dias para completar 05 anos, enfim irá funcionar, e amanhã (09), começará a atender toda a região do Vale do Paramirim.

Inaugurada nos últimos dias do mandato de Amélio Costa Júnior em 2012, mas não aberta ao público, o ex-prefeito José João Pereira (Zezinho), recebeu uma UPA Porte II, inaugurada, mas sem funcionar, devido ao fato, como foi exposto pela ex gestão, de terem encontrado a UPA sem nenhuma fiação, sem transformador de energia, sem ar condicionados e com a estrutura da sala de Raio-X comprometida.

Passados 1823 dias e com pintura nova, antes verde agora azul, enfim a população de toda região poderá contar com os serviços da UPA Porte II. (Foto: Inauguração da UPA em 2012 / Arquivo Macaúbas Notícias)



De acordo com o Ministério de Saúde a UPA deverá:

Funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e poder resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais.


Oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.


Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.


As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.


UPA Porte II: Deve ter o mínimo de 11 leitos de observação. Capacidade de atendimento médio de 250 pacientes por dia. Área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes.



E de acordo com o Projeto Arquitetônico Mínimo a UPA deverá conter:





Com estrutura para abertura sendo preparada, Governador da Bahia, Rui Costa e comitiva confirmaram presença.


Posts Em Destaque
Categorias
Curta
  • Facebook Basic Square
Arquivo
bottom of page