Vale do Paramirim: 1823 dias depois de inaugurada, enfim a UPA será aberta

08/12/2017

 (Foto: Divulgação / Macaúbas Notícias)

 

 

Inaugurada em 12 de dezembro de 2012, A UPA de Macaúbas após 1823 dias, faltando apenas 03 dias para completar 05 anos,  enfim irá funcionar, e amanhã (09), começará a atender toda a região do Vale do Paramirim.
 

Inaugurada nos últimos dias do mandato de Amélio Costa Júnior em 2012, mas não aberta ao público, o ex-prefeito José João Pereira (Zezinho), recebeu uma UPA Porte II, inaugurada, mas sem funcionar, devido ao fato, como foi exposto pela ex gestão, de terem encontrado a UPA sem nenhuma fiação, sem transformador de energia, sem ar condicionados e com a estrutura da sala de Raio-X comprometida.

Passados 1823 dias e com pintura nova, antes verde agora azul, enfim a população de toda região poderá contar com os serviços da UPA Porte II(Foto: Inauguração da UPA em 2012 / Arquivo Macaúbas Notícias)

 

 

De acordo com o Ministério de Saúde a UPA deverá:


Funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e poder resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais.

 

Oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. 

 

Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

 

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

 

UPA Porte II:  Deve ter o mínimo de 11 leitos de observação. Capacidade de atendimento médio de 250 pacientes por dia. Área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes.

 

(http://www.pac.gov.br/infraestrutura-social-e-urbana/upa-unidade-de-pronto-atendimento)

 

E de acordo com o Projeto Arquitetônico Mínimo a UPA deverá conter:

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Com estrutura para abertura sendo preparada, Governador da Bahia, Rui Costa e comitiva confirmaram presença.

 

 

 

Compartilhar Facebook
Compartilhar Twitter
Please reload

Publicidade

1/3
Posts Em Destaque

Em meio a pandemia, UPA de Macaúbas é tratada com descaso pela prefeitura

April 20, 2020

1/10
Please reload

Categorias
Curta
  • Facebook Basic Square
Arquivo
Please reload