Vereador Marcelo Nogueira e a luta para revitalizar a Lagoa do Açude

04/07/2019

 (Foto: Osvaldo Oliveira)

 

 

A Lagoa do distrito do Açude, que já foi importante reservatório de água do município de Macaúbas, assim como point de lazer aos finais semanas para os munícipes e moradores da região, bem como principal fonte de renda para os moradores local, através da agricultura familiar e pesca, há tempos encontra-se seca, por causa das intempéries climáticas mas principalmente pelo abandono das autoridades competentes, que desde sua inauguração em 1936, há 83 anos, nenhuma limpeza, manutenção nos canais dos riachos que abastecem a lagoa foi realizado.

 

Com o desejo de rever a lagoa novamente cheia como nos seus tempo áureos, o vereador Marcelo Nogueira não tem medido esforços para que isso possa um dia voltar a ser realidade, e mesmo não sendo sua função como legislador do município, o cidadão Marcelo Nogueira, que tem suas raízes nesta comunidade, vem usando do seu prestigio político, contatos junto a deputados e a órgãos governamentais e tem conseguido obras que possam futuramente concretizar o sonho de ver a lagoa como em outrora, repleta, promovendo lazer e renda aos macaubenses.

 

Pelo seu bom relacionamento com o Deputado Federal Arthur Maia, o deputado destinou um recurso para a CODEVASF para limpeza da lagoa, que se encontrava tomada pela vegetação.

Obra esta que a CODEVASF iniciou os trabalhos em abril deste ano de 2019 e previsão de conclusão para setembro próximo.

 (Fotos: Osvaldo Oliveira) 

 

Seguindo um cronograma as obras iniciaram-se pela desobstrução e revitalização do paredão, o nivelamento e cascalhamento, construção da extensão do meio fio até o sangradouro, calafetagem das pedras nos pontos que estão deteriorados comprometendo o sistema de impermeabilização da barragem. A vegetação será removida, e a obra principal, a limpeza do canal.

 

Mas o trabalho do vereador Marcelo Nogueira não se resume apenas a Lagoa do Açude, ele tem se dedicado também a atender as necessidades de outras comunidades e por seu intermédio direto já foram construídas barragens, aguadas, perfuração de poços entre outras obras.

 (Fotos: Osvaldo Oliveira) 

 

 

Marcelo também é o vereador de Macaúbas mais atuante no quesito fiscalização à gestão do executivo municipal sendo o autor de diversas denúncias ao Ministério Público, algumas com teores gravíssimos, que devido a ineficiência do órgão público estadual em Macaúbas, todas as denúncias ainda estão em andamento.

 

O vereador nos relatou que apesar da morosidade que a justiça atua o que muitas vezes é desanimador, ele continua incansável exercendo a sua função de fiscalizar e contribuir para o desenvolvimento de Macaúbas.  

 

 (Foto: Vereador Marcelo Nogueira em reunião com representantes da CODEVASF no Açude / Arquivo Macaúbas Notícias) 

 

 

Compartilhar Facebook
Compartilhar Twitter
Please reload

Publicidade

1/3
Posts Em Destaque

Em meio a pandemia, UPA de Macaúbas é tratada com descaso pela prefeitura

April 20, 2020

1/10
Please reload

Categorias
Curta
  • Facebook Basic Square
Arquivo