top of page

Em meio a pandemia, UPA de Macaúbas é tratada com descaso pela prefeitura


(Foto: Divulgação Internet)

Mesmo a prefeitura tendo decretado Estado de Calamidade por causa da pandemia de Covid-19, onde libera o prefeito a executar qualquer obra ou investimento na área de saúde direcionando os recursos disponíveis de qualquer outra pasta e dispensando licitações, e a prefeitura já ter recebido ajuda do Governo Federal com recursos superiores a 721 mil reais, a UPA de Macaúbas mesmo sendo a referência regional no atendimento aos pacientes com suspeita do vírus, encontra-se em situação a qual coloca todos os profissionais que ali estão exercendo suas funções, como a própria população em risco eminente.


Problema estes que já poderiam ter sido resolvidos pois eles existem desde antes a pandemia e simplesmente foram ignorados pelo poder público, A UPA se encontra com infiltrações, presença de mofo, escassez de materiais básicos, EPIs (equipamento de proteção individual), quadro de funcionários incompleto, instrumentos essenciais ao atendimento, durante o enfrentamento desta pandemia e mesmo sendo referência nos atendimentos aos pacientes com Covid 19 e, até o momento, não foi adequada completamente a tal situação. Há desinformação entre os profissionais que encontram aflitos e desprotegidos.


Governos estaduais e municipais estão com campanhas e até mesmo com decretos que exigem que a população fique em casa, mas a sua própria contribuição para com a população não o fazem!


Além da falta de infraestrutura e do risco de contaminação os funcionários da Upa enfrentam o desrespeito com a falta de cumprimento dos seus direitos, tais como salário de acordo com o edital do concurso, insalubridade, adicional noturno, não possuem plano de carreira, e direitos trabalhistas fundamentais à categoria.


Apesar de diversas reivindicações com os representantes públicos através de reuniões na câmara de vereadores, com a secretária de saúde e o próprio gestor municipal até o momento nada foi feito.


Essa não é uma luta apenas de uma classe, é uma luta de toda a população, pois hoje todos estamos sentindo ainda mais na pele a importância desses profissionais.


Até quando a Saúde será tratada com tamanho descaso?



Posts Em Destaque
Categorias
Curta
  • Facebook Basic Square
Arquivo
bottom of page